fbpx
photo-1544142294-7bf274e6cb1c

4 sinais que mostram que você pode estar vivendo um relacionamento abusivo

Oi, meninas. Tudo bem? Hoje quero compartilhar com vocês um assunto muito importante, mas que nem todo mundo consegue identificar, ou melhor, se identificar vivendo assim. 

A gente sabe que todo relacionamento tem que ser baseado em confiança, companheirismo, respeito e amizade. Mas se o seu relacionamento foge disso, você precisa repensar sobre como está vivendo. E foi justamente por receber muitas sugestões na minha caixa de perguntas do Instagram, que hoje quero compartilhar com vocês,  4 dicas de como identificar os sinais de relacionamento abusivo, que muitas vezes passam despercebidos. 

1-     Ciúmes excessivo

Um dos primeiros sinais é o ciúme excessivo. A pessoa começa a te monitorar em todas as redes sociais, inclusive os comentários que você deixa na foto do outro, por exemplo. Ciúme excessivo é sinal de um relacionamento desregulado e não de cuidado um com o outro.

Outra característica muito comum é ficar falando com seu parceiro o tempo todo quando está longe. Por exemplo, você vai ao shopping com suas amigas e seu parceiro fica mandando mensagens constantes durante todo o período que você está lá, sem deixar que interaja com as pessoas. Lembrem-se: saudade é totalmente diferente de fiscalizar.

2-     Tentar te diminuir e diminuir sua autoestima

Se seu companheiro faz piadas ou brincadeiras que te deixam desconfortáveis na frente dos outros. Ou se ele te faz pensar que você não é nada sem ele, e te dá a impressão que o relacionamento é a única saída, você pode estar em um relacionamento abusivo.

3-     Te afastar das pessoas que te fazem bem

Outra coisa muito comum em relacionamentos abusivos são as tentativas do parceiro em te afastar da sua família e amigos. Quando a pessoa não gosta dos seus amigos, fala mal o tempo todo e faz de tudo para não ir naquele almoço em família que você adoraria ir, é preciso ficar alerta. 

4-     Ele te culpa por tudo?

É característico do abusador culpar o outro por tudo, principalmente se algo no relacionamento não vai bem. Quando vocês brigam ou tem um problema, seu parceiro sempre dá um jeito de colocar a culpa em você.

Cuidado com as promessas vazias. É muito comum que um parceiro abusador peça desculpas e prometa mudar constantemente. Oferecer uma vida nova e melhor, mas sem dizer como vai executar isso de fato, é sinal de que não pretende mudar realmente.

Se identificou com os sinais? É hora de repensar sobre seu relacionamento. Procure ajuda. Acompanhamento psicológico ajuda muitos nesses casos principalmente, no resgate da autoestima, pois você não merece nada menos do que ser feliz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *