Gravidez requer planejamento
Meninas, tudo bem? Hoje vou colocar aqui uma mensagem maravilhosa da Priscila Machado. Ela é mãe de uma bebê de 09 meses, e tem sempre conselhos ótimos para esse universo da maternidade. Vale a lida!
Esses dias eu estava conversando com uma amiga que está pensando em engravidar e dei uma dica a ela: FAÇA UM PLANEJAMENTO. Se esse é o seu caso, leia até o fim, será útil!
Eu sei que dizem “se você planejar demais vai desistir…”, mas se você NÃO planejar pode ser mais difícil o processo da maternidade. E se pode ser mais leve pq não se planejar?
Em janeiro de 2015 decidi que em setembro iria engravidar e comecei o meu planejamento. Foram 9 meses planejando os 9 meses que viriam.
- Entre em um acordo com seu parceiro
O meu marido queria um filho a muito tempo, eu não.
Não me sentia pronta, não achava que estava na hora e ele me respeitou. Eu queria estruturar bem meu casamento antes de entrar nessa nova etapa. Caso seu relacionamento esteja meio desestruturado, é bacana colocar os pingos no i’s e tentar se acertar antes, a estabilidade emocional acaba sendo muito importante nessa fase.
Não caia na armadilha de querer engravidar para prender seu parceiro, isso não funciona!
- Como vai ficar no seu trabalho?
Eu tenho um cargo de chefia e isso significa que não dava pra sair qualquer hora sem programar direitinho como ficariam as coisas por aqui. Me planejei para ganhar neném em um período mais tranqüilo e já tinha em mente a pessoa que me substituiria. Deu super certo e pude ter uma licença maternidade tranquila.
- Espaço físico
Meu apartamento tem 2 quartos, mas um deles era pra guardar coisas que não tinhamos onde colocar. Fizemos uma pequena reforma logo no começo da gestação e isso foi muito bom! Se você for mudar ou reformar faça isso no começo da gravidez para evitar que você passe raiva!
- Plano de saúde ou SUS
Decida se a sua gestação será acompanhada por um médico particular ou pelo SUS. Se você ainda não tem e quer fazer um plano de saúde, talvez esta seja a hora certa. Se você tem comece a fazer pesquisas da maternidade que você quer ganhar bebê, vá visitar, converse com as pessoas. Eu liguei em uma lista de hospitais e me certifiquei no começo e no final da gestação a cobertura.
Eu optei por fazer o parto pelo plano de saúde mas o pré-natal paguei particular. Eu fui em umas 2 consultas em médicos de plano que duraram 5 minutos e não gostei nada disso!
- Faça exercícios e controle sua alimentação
Essa dica ficou por último mas na minha opinião é a mais importante de todas! Se você foi liberada pelo médico e não tem nenhuma restrição, faça caminhadas ou algum exercício! Isso tornou minha gestação muito leve e tranquila. Mas você precisa ter disciplina pq o sono aumenta e a preguiça nem se fala.. Meu marido ia comigo e isso me motivou muito! Eu fazia caminhada todos os dias e isso foi preparando meu corpo para o parto. Fiquei inchada somente na última semana da gravidez. Fui no nutricionista e segui uma dieta para evitar engordar além da conta. Lógico que eu comia besteiras de vez em quando, mas sempre com moderação.
No mais, relaxe! A ansiedade é a inimiga da gestação.
2 respostas
Ótimas dicas!!! Obrigada por compartilhar =D
Muito bom né?! Dicas de filhos é uma das que mais amamos.