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7 dicas para ter saúde emocional em 2020

O próximo ano está logo ali, nada melhor que metas para começar

Oi, pessoal. Chegamos ao fim do ano e já é tradição termos essa data para um momento de mudanças, reflexões e metas. Milhares de pessoas vão atrás de recursos que os ajudem a começar o novo ciclo de uma forma mais produtiva e saudável. 

Nesse sentido, a busca por saúde mental é fundamental em meio a uma realidade de números alarmantes sobre o assunto. De acordo com um estudo divulgado no ano passado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 300 milhões de pessoas sofrem com a depressão ao redor do mundo. Não é à toa, essa será a doença mais incapacitante do planeta a partir de 2020.

E para ajudar vocês a manterem a saúde emocional para o ano que se inicia, separei algumas dicas:

1- Viva o presente – A melhor forma de entrar o novo ano com boa saúde mental é deixar de procrastinar e começar agora. Busque o seu bem-estar de agora, não espere o ano começar para estar bem consigo mesma. Devemos cuidar da nossa saúde mental todos os dias.

2- Cuide do seu corpo –  O nosso corpo e a nossa mente estão conectados. Então, para termos uma boa saúde mental devemos cuidar do nosso corpo. Pratique atividade física, tenha uma alimentação mais saudável, comece aos poucos, mas comece.

3- Encerre os ciclos – Na vida temos ciclos que devem ser encerrados e a virada traz esse momento de renovação, então, se você tem algo pendente em 2019, feche esse ciclo para dar espaço ao novo.


4- Evite expectativas irreais – 
Quando estamos motivados, algumas expectativas podem ser muito elevadas e futuramente trazer decepções. Então, o melhor a se fazer é colocar metas mensuráveis, que você realmente vai conseguir realizar, para evitar frustrações.


5- Afaste-se do que te faz mal – Devemos evitar o que nos faz mal, seja estar perto de alguém que reclama demais, ou que fofoca demais, ou comer doce em excesso, por exemplos. Certo é que o que faz mal é muito individual de cada pessoa, por isso, analise o que não te faz bem e afaste-se.


6- Faça um balanço de 2019 – 
É sempre muito positivo fazer um balanço do que aconteceu no ano de 2019, no que você deve melhorar, uma ideia é escrever os momentos mais marcantes do ano, o que aconteceu de importante e como enfrentou a situação, o que foi bom e o que não foi. Isso nos ajuda a fazer o balanço e aprender com as coisas positivas e dificuldades que passamos.

7- Estabeleça metas reais – Fazer metas pode ser positivo, desde que sejam reais e possíveis de serem alcançadas. Faça pequenas metas que vão lhe dando a sensação de sucesso ao serem alcançadas. Comece pela mais fácil, até atingir as mais difíceis. Compartilhe com alguém, se quiser, e coloque em lugar visível. De tempos em tempos, vá checando se está no caminho certo e, se for preciso, seja flexível e remodele a meta.

Espero que tenham gostado do post de hoje, e quero ver todo mundo colocando em prática, hein?!

Grande beijo, Lia Clerot.

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