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Dez dicas para começar a fazer o que se deseja

Mudar alguns hábitos está ao alcance de todos, mas para isso são necessários dois pontos importantes: primeiro escolher uma mudança que seja coerente com sua escala de valores e segundo, treinar até que se torne um hábito.

Sei o quanto é difícil nos adaptarmos a algumas coisas, mas precisamos fazer a mesma coisa por no mínimo 21 dias para que esse ato se torne um hábito. Selecionei algumas dicas para te incentivar a começar o que deseja, seja uma dieta, fazer um esporte ou começar a fazer o que você escolheu como hobby. A ideia é que você comece a colocar em prática desejos antigos que nunca teve coragem de começar.

1.     Eleja seu propósito e o transforme em seu projeto.

Se você fizer uma lista, se dará conta de que tem muitas inquietações. Mas não podemos mudar ou tentar fazer tudo de uma vez. Esqueça seu cérebro multitarefa e não queira modificar tudo em um instante. Quando conseguir automatizar o primeiro, passe ao segundo.

2.     Reflita sobre sua meta.

Se responder as seguintes perguntas em relação ao seu objetivo, seu compromisso com ele aumentará, faça o teste. O que eu quero? Por quê? Para quê? Com quê? O “com quê” refere-se aos seus pontos fortes, valores e atitudes para consegui-lo. Quando enfrentar algo novo, e tendo em vista que isso implica em sair da zona de conforto, é recomendável ter a segurança e a confiança de que está preparado, que tem capacidade e que irá conseguir. Mesmo que seja difícil.

3.     Faça com que ele caiba no seu dia a dia.

Não importa o que deseja iniciar, é preciso tempo. Se não abrir um espaço em sua agenda e o transformar em rotina, o normal é que termine postergando o que agora não faz parte de sua vida e mais uma vez, vai deixar para depois.

4.     Ressalte seu objetivo.

Tudo aquilo que não faz parte de nossa ordem habitual é fácil de ser esquecido. Se você tem costume de usar uma agenda, marque com caneta marca-texto a nova atividade. Se utiliza o celular, coloque um despertador ou lembrete, crie um diário com o novo objetivo. Não abuse de sua memória e do “deveria ter me lembrado”.

5.     Cerque-se de todo o necessário, assim não terá desculpas para não começar.

Por exemplo, se está de dieta, compre os alimentos da reeducação alimentar. Se começou a praticar esportes, busque a roupa que irá usar, ou se começou a escrever, prepare o material.

6.     Comece hoje.

Não existe nenhum estudo com rigor científico que relacione a segunda-feira ou o primeiro dia de janeiro, exclusivamente, com o começo de um novo hábito. A terça-feira e a quinta são dias tão bons como qualquer outro. Deixar tudo para a segunda-feira é outra maneira de procrastinar e deixar que a preguiça vença sua força de vontade. O melhor dia para começar algo é hoje!

7.     Emocione-se.

Seja qual for o seu novo hábito faça por prazer, para se sentir bem, não por uma obrigação. As emoções produzem bem-estar e estar apaixonado pelo que se faz fideliza o hábito. Busque como se sente, o que irá conseguir, como irá melhorar sua vida pessoal e profissional. Curta esse momento que é só seu.

8.     Não escute a voz interior.

Ela sempre aparece para nos desmotivar, lhe diz que está cansado, qual o sentido disso e que a vida é muito curta para não ser aproveitada. Nosso cérebro está muito treinado para criar desculpas e continuar na zona de conforto. Essa voz interior é muito forte e pode ser muito convincente. Cuidado!

9.     Seja disciplinado.

Leve seu hábito a sério. E levá-lo a sério não significa se tornar sério, mas que seja uma prioridade, algo para dedicar seu valioso tempo e que tenha um lugar especial em sua agenda.

10.Seja maleável

Isso lhe dará outra dimensão e calma. Não se trata de aprender algo agora, mas aproveitar e saber que tem toda a vida para praticá-lo. Se, por exemplo, decidiu começar com a atividade física, não se sinta mal se pular um dia. Tem amanhã, o dia depois dele e toda a vida para fazê-lo. Não se trata de sentir-se culpado. Essa emoção não agrega nada. Só é preciso ser disciplinado e ter seriedade. Se for realmente algo importante, amanhã voltará a fazê-lo. Não é tudo ou nada. É incorporar algo bom para cada um e encaixá-lo na vida para aproveitar, não para que seja mais um sofrimento no caso de não poder realizá-lo um dia.

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